tag:blogger.com,1999:blog-44757768376532024492024-03-08T02:22:19.089-08:00Metodologia Científica VeterináriaEste espaço destina-se aqueles que se interessam e necessitam das ferramentas da metodologia científica. Para tal divulga as atividades e material didático utilizado nas disciplinas de Metodologia Científica (graduação) e Metodologia Aplicada à Pesquisa (Mestrado e Doutorado)da Faculdade de Medicina Veterinária de Araçatuba - Universidade Estadual Paulista (UNESP)Paulo César Ciarlinihttp://www.blogger.com/profile/10667364233395029219noreply@blogger.comBlogger10125tag:blogger.com,1999:blog-4475776837653202449.post-51343527928434159732018-03-24T06:30:00.003-07:002020-03-24T12:04:04.277-07:00Revisão Sistemática: Passo a Passo<br />
<br />
<div style="text-align: justify;">
<span style="font-family: "calibri" , "sans-serif"; font-size: 11.0pt; line-height: 115%;"> A
revisão sistemática (sinônimos: systematic overview; overview; qualitative
review) é uma revisão planejada para responde a uma pergunta específica e que
utiliza métodos explícitos e sistemáticos para identificar, selecionar e
avaliar criticamente os estudos, e para coletar e analisar os dados destes
estudos incluídos na revisão. Assim, a revisão sistemática utiliza toda esta
estruturação para evitar viés – tendenciosidade - em cada uma de suas partes (Castro, 2001). Juntamente com a metanálise, a revisão sistemática é considerada a fonte de informação científica mais confiável.</span></div>
<div style="text-align: justify;">
<span style="font-family: "calibri" , "sans-serif"; font-size: 11.0pt; line-height: 115%;"><br /></span></div>
<span style="font-family: "calibri" , "sans-serif"; font-size: 11.0pt; line-height: 115%;">Para saber os principais passos para realização de uma revisão sistemática, acesse:</span><br />
<span style="font-family: "calibri" , sans-serif;"><span style="font-size: 14.6667px;"><a href="https://1drv.ms/b/s!AnLu4D71SN23gaIL0d66z9XLPpIfug">https://1drv.ms/b/s!AnLu4D71SN23gaIL0d66z9XLPpIfug</a></span></span><br />
<br />
Como usar bancos de dados eletrônicos:<br />
<a href="https://1drv.ms/b/s!AnLu4D71SN23gbVIp7YxspQ_4zjmFA?e=Jw7ARB">https://1drv.ms/b/s!AnLu4D71SN23gbVIp7YxspQ_4zjmFA?e=Jw7ARB</a><br />
<br />
<span style="font-family: "calibri" , "sans-serif"; font-size: 11.0pt; line-height: 115%;"></span>
<span style="font-family: "calibri" , "sans-serif"; font-size: 11.0pt; line-height: 115%;">Quer saber a estrutura de artigo de revisão sistemática? Acesse:</span><br />
<a href="https://drive.google.com/file/d/1-wZW7QPggsEw9XZyJ8z3r6nOOHIhZAWM/view?usp=sharing">https://drive.google.com/file/d/1-wZW7QPggsEw9XZyJ8z3r6nOOHIhZAWM/view?usp=sharing</a><br />
<br />
Detalhamento de como elaborar a pergunta e a hipótese, realizar a pesquisa bibliográfica e redigir o texto pode ser encontrado neste blog.Paulo César Ciarlinihttp://www.blogger.com/profile/10667364233395029219noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4475776837653202449.post-20758872368919107052012-05-03T19:06:00.000-07:002019-08-07T07:07:00.060-07:00AULA : Universidade e a produção do conhecimento<div style="text-align: justify;">
Link da cópia da aula: <a href="https://1drv.ms/u/s!AnLu4D71SN23gaIGzIYq_BPhIkcmfw?e=yXzw5c">https://1drv.ms/u/s!AnLu4D71SN23gaIGzIYq_BPhIkcmfw?e=yXzw5c</a><br />
<br />
As disciplinas de Metodologia Científica e Metodologia Aplicada à Pesquisa objetivam fazer Universidade. Para tal apresenta o projeto da disciplina e inicia uma reflexão sobre as origens das universidades e suas relações com a produção do conhecimento. Questiona qual é a universidade que queremos e não queremos? O ciclo da produção do conhecimento tem como ponto de partida e chegada o questionamento. Para estas e outras reflexões sugerimos a leitura de alguns textos:</div>
<div style="text-align: justify;">
<span style="font-family: "arial"; font-size: x-small;"><br />
</span><br />
<br />
<br /></div>
Paulo César Ciarlinihttp://www.blogger.com/profile/10667364233395029219noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-4475776837653202449.post-37850872520051358862012-05-03T19:05:00.002-07:002019-08-22T07:03:08.714-07:00AULA : A pergunta investigativaLink da cópia da aula:<a href="https://1drv.ms/b/s!AnLu4D71SN23gaITD4ftlExFjJ2j8w?e=Ij7u00"> https://1drv.ms/b/s!AnLu4D71SN23gaITD4ftlExFjJ2j8w?e=Ij7u00</a><br />
O conhecimento científico obedece um ciclo que tem inicio com uma dúvida que quando adequadamente investigada gera resposta confiáveis, assim como novas dúvidas.<br />
Segundo <span class="Apple-style-span" style="font-family: "helvetica" , "arial" , sans-serif; font-size: 14px; line-height: 15px;">Albert Einstein "A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original". Este pesquisador também alerta: " </span><span class="Apple-style-span" style="font-family: "helvetica"; font-size: 14px;">A maioria das idéias fundamentais da ciência são essencialmente sensíveis e, regra geral, podem ser expressas em linguagem compreensível a todos". </span><br />
<div class="MsoNormal">
<span class="apple-style-span"><span style="color: black; font-family: "helvetica"; font-size: 10.5pt;"><o:p></o:p></span></span><br /></div>
<div class="MsoNormal">
A elaboração da pergunta científica requer aplicação de um método para que ela seja investigada de modo racional e objetiva. Quer saber como? Acesse os textos abaixo:<br />
<a href="http://www.unasus.unifesp.br/biblioteca_virtual/esf/1/modulo_cientifico/Unidade_12.pdf">http://www.unasus.unifesp.br/biblioteca_virtual/esf/1/modulo_cientifico/Unidade_12.pdf</a></div>
<u>http://www.ip.usp.br/portal/images/stories/biblioteca/Oficina_USP_Psic_.pdf</u><br />
<u>http://blogdasbi.blogspot.com.br/2010/09/como-escolher-uma-boa-pergunta.html</u><br />
<div class="MsoNormal">
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=XoTQo7fUf0s&feature=relmfu">http://www.youtube.com/watch?v=XoTQo7fUf0s&feature=relmfu</a><br />
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=CLZT3wjNN7c&feature=relmfu">http://www.youtube.com/watch?v=CLZT3wjNN7c&feature=relmfu</a><br />
PICO: <a href="http://www.scielo.br/pdf/rlae/v15n3/pt_v15n3a23.pdf">http://www.scielo.br/pdf/rlae/v15n3/pt_v15n3a23.pdf</a><br />
<span class="Apple-style-span" style="font-family: "georgia" , serif; font-size: 16px;">Vídeos da semana: </span><br />
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=ICxBDZDQ7LQ&feature=related" style="font-size: small;">http://www.youtube.com/watch?v=ICxBDZDQ7LQ&feature=related</a><br />
<span style="font-size: x-small;"><a href="http://www.youtube.com/watch?v=CKVmDvE-6CE">http://www.youtube.com/watch?v=CKVmDvE-6CE</a></span><br />
Homeopatia:<br />
<a href="https://www.youtube.com/watch?v=aV4LsflIGH8">https://www.youtube.com/watch?v=aV4LsflIGH8</a><br />
<a href="https://www.youtube.com/watch?v=26AgMFsh-98">https://www.youtube.com/watch?v=26AgMFsh-98</a><br />
<a href="https://www.youtube.com/watch?v=w0WYnSE2498">https://www.youtube.com/watch?v=w0WYnSE2498</a><br />
<a href="https://www.youtube.com/watch?v=0mSZ7d5PK8Q">https://www.youtube.com/watch?v=0mSZ7d5PK8Q</a><br />
<br /></div>
Paulo César Ciarlinihttp://www.blogger.com/profile/10667364233395029219noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4475776837653202449.post-52402919548957763242012-05-03T19:05:00.001-07:002019-08-22T07:00:15.309-07:00AULA : Pesquisa bibliográfica<div class="MsoNormal">
Link da copia da aula: <a href="https://1drv.ms/b/s!AnLu4D71SN23gbVKGzUDzGJRyQeiXQ?e=JVwYbb">https://1drv.ms/b/s!AnLu4D71SN23gbVKGzUDzGJRyQeiXQ?e=JVwYbb</a><br />
Agora que você já formulou sua pergunta de investigação, realize uma revisão bibliográfica racional e objetiva. Para se realizar uma revisão sistemática, elabore sua estratégia de busca.<br />
Siga o roteiro de pesquisa entregue em sala de aula pelo professor.<br />
<strong>Antes leia um pouco sobre este tema. Acesse estes links</strong>:<br />
<a href="http://www.virtual.epm.br/cursos/metanalise/conteudo/modulo2/aula1/historico2.htm">http://www.virtual.epm.br/cursos/metanalise/conteudo/modulo2/aula1/historico2.htm</a></div>
<div class="MsoNormal">
<a href="http://www.decisaoclinica.com/planejamento/pdf/lv4_15_rsl.PDF">http://www.decisaoclinica.com/planejamento/pdf/lv4_15_rsl.PDF</a></div>
<div class="MsoNormal">
<a href="http://metodologia.org/wp-content/uploads/2010/08/meta1.PDF">http://metodologia.org/wp-content/uploads/2010/08/meta1.PDF</a></div>
<div class="MsoNormal">
<a href="http://metodologia.org/wp-content/uploads/2010/08/lv5_rsl03.PDF">http://metodologia.org/wp-content/uploads/2010/08//lv5_rsl03.PDF</a></div>
<div class="MsoNormal">
<a href="http://cochrane.bvsalud.org/portal/php/level.php?lang=pt&component=19&item=11">http://cochrane.bvsalud.org/portal/php/level.php?lang=pt&component=19&item=11</a></div>
<div class="MsoNormal">
<br /></div>
<div class="MsoNormal">
<br />
<br />
<br />
Veja também:</div>
<div class="MsoNormal">
PubMed:<br />
<ul>
<li><a href="http://www.slideshare.net/ticopenna/tutorial-pubmed-fmvz">http://www.slideshare.net/ticopenna/tutorial-pubmed-fmvz</a></li>
<li><a href="https://www.youtube.com/watch?v=vkBoAjnMA0k">https://www.youtube.com/watch?v=vkBoAjnMA0k</a></li>
</ul>
Tutorial Mendeley:<br />
<ul>
<li><a href="https://drive.google.com/file/d/1nBxr4_qqw8b54azl3Jpc521r98I4s0-H/view?usp=sharing">https://drive.google.com/file/d/1nBxr4_qqw8b54azl3Jpc521r98I4s0-H/view?usp=sharing</a></li>
</ul>
Normas da ABNT-FMVA: <a href="http://www.fmva.unesp.br/#!/biblioteca/normas-abnt/">http://www.fmva.unesp.br/#!/biblioteca/normas-abnt/</a><br />
<ul>
</ul>
</div>
<div class="MsoNormal">
</div>
<ul></ul>
Paulo César Ciarlinihttp://www.blogger.com/profile/10667364233395029219noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4475776837653202449.post-2389645468101667722012-05-03T19:05:00.000-07:002019-05-14T06:57:30.626-07:00AULA: Técnica de leitura científica<div style="margin: 0px;">
Link cópia da aula: <a href="https://1drv.ms/b/s!AnLu4D71SN23gaIUB9n1qj5Aj2VxmA">https://1drv.ms/b/s!AnLu4D71SN23gaIUB9n1qj5Aj2VxmA</a><br />
<br />
<br />
A partir de sua pergunta científica estruturada (Situação-Intervenção-Desfecho) você deve ter escolhido uma estratégia de busca em bancos de dados eletrônicos (Pumed, CAB, LILACS etc) que resultou na localização de muitas publicações. Está na hora de selecionar o que ler. Assim você evitará incluir em sua revisão estudos não confiáveis. A inclusão de estudos com delineamentos fracos e não confiáveis pode comprometer a conclusão (resposta da pergunta investigativa). Para tal, adote para todos os artigos localizados os mesmos critérios de seleção e qualificação. Assim sua revisão será mais enxuta, não tendenciosa e suas conclusões serão mais confiáveis pois terão como base apenas estudos desenvolvidos com o maior rigor científico.</div>
<br />
<strong>Leia também alguns os textos abaixo</strong>:<br />
Guia de revisão sistemática: <a href="http://www.scielo.br/pdf/rbfis/v11n1/12.pdf">http://www.scielo.br/pdf/rbfis/v11n1/12.pdf</a><br />
Critérios Jadad (1996) para avaliação de trabalhos científicos: <a href="http://www.prosit.de/images/3/36/Assessing_the_Quality_of_Reports_of_Randomized_Clinical_Trials_Is_Blinding_Necessary.pdf">http://www.prosit.de/images/3/36/Assessing_the_Quality_of_Reports_of_Randomized_Clinical_Trials_Is_Blinding_Necessary.pdf</a><br />
Calculadora Jadad: <a href="http://www.pmidcalc.org/?sid=8721797&newtest=Y">http://www.pmidcalc.org/?sid=8721797&newtest=Y</a><br />
Critério Escala Pedro para avaliação de trabalhos científicos: <a href="http://www.pedro.org.au/portuguese/downloads/pedro-scale/">http://www.pedro.org.au/portuguese/downloads/pedro-scale/</a><br />
Nível de evidência:<a href="http://www.amrigs.org.br/revista/46-01-02/N%C3%ADveis%20de%20evid%C3%AAncia%20e%20graus%20de%20recomenda%C3%A7%C3%A3o%20da%20medicina%20baseada%20em%20evid%C3%AAncias.pdf"> https://1drv.ms/b/s!AnLu4D71SN23gbUWnSgfUabxQ3bIWQ</a><br />
Paradigmas revisão literatura na web: <a href="http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652004000100010">http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652004000100010</a><br />
Critérios quantitativos para avaliação de artigo científico :<br />
<a href="http://www.scielo.br/pdf/ramb/v49n2/16212.pdf">http://www.scielo.br/pdf/ramb/v49n2/16212.pdf</a><br />
Como ler um artigo científico: <a href="http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s1517-74912001000200001&script=sci_arttext">http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s1517-74912001000200001&script=sci_arttext</a><br />
Como avaliar um artigo científico1:<br />
<a href="http://www.ufmt.br/ufmt/unidade/userfiles/publicacoes/fbc09c7062faf17869f355824ca1bc09.pdf">http://www.ufmt.br/ufmt/unidade/userfiles/publicacoes/fbc09c7062faf17869f355824ca1bc09.pdf</a><br />
Como avaliar um artigo científico 2:<br />
<a href="http://posgraduando.com/blog/como-avaliar-trabalhos-cientificos">http://posgraduando.com/blog/como-avaliar-trabalhos-científicos</a><br />
Desconstruindo um artigo científico:<br />
<a href="http://www.scielo.br/pdf/rbz/v36s0/34.pdf">http://www.scielo.br/pdf/rbz/v36s0/34.pdf</a><br />
VÍDEOS DA SEMANA<br />
<br />
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=2RwJemF_9tY&NR=1">http://www.youtube.com/watch?v=2RwJemF_9tY&NR=1</a>Paulo César Ciarlinihttp://www.blogger.com/profile/10667364233395029219noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4475776837653202449.post-2240713991065260292012-05-03T19:04:00.003-07:002018-07-31T11:41:19.631-07:00AULA: Elaboração da hipótese de pesquisaLink da cópia da aula: <a href="https://1drv.ms/b/s!AnLu4D71SN23gaISATYIrmvUuQxNVA">https://1drv.ms/b/s!AnLu4D71SN23gaISATYIrmvUuQxNVA</a><br />
<br />
Cada dúvida pode ser respondida de diferente maneiras, ou seja, pode gerar mais de uma hipótese.<br />
As hipóteses nada mais são que respostas provisórias, passíveis de serem testadas e que possuem sustentação nos conhecimentos bem estabelecidos.<br />
<br />
<strong>Para saber mais como formular suas hipótese, acesse</strong>:<br />
<a href="http://www.decisaoclinica.com/planejamento/pdf/lv4_04_objeti.pdf">http://www.decisaoclinica.com/planejamento/pdf/lv4_04_objeti.pdf</a><br />
<a href="http://www.ecientificocultural.com/ECC2/FilCien/cap02.htm">http://www.ecientificocultural.com/ECC2/FilCien/cap02.htm</a><br />
<a href="http://rotasfilosoficas.blogs.sapo.pt/13887.html">http://rotasfilosoficas.blogs.sapo.pt/13887.html</a><br />
<a href="http://ocanto.esenviseu.net/11ano/5_cienc3.htm">http://ocanto.esenviseu.net/11ano/5_cienc3.htm</a><br />
<a href="http://polegaropositor.com.br/como-a-ciencia-funciona-hipoteses-teorias-e-leis/">http://polegaropositor.com.br/como-a-ciencia-funciona-hipoteses-teorias-e-leis/</a><br />
<br />
Vídeos da semana:<br />
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=4R_boNXPygs">http://www.youtube.com/watch?v=4R_boNXPygs</a><br />
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=-ZnYres2cAo">http://www.youtube.com/watch?v=-ZnYres2cAo</a><br />
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=rMS1oQLV25Q&feature=related">http://www.youtube.com/watch?v=rMS1oQLV25Q&feature=related</a><br />
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=gqaX3BSA93s&feature=related">http://www.youtube.com/watch?v=gqaX3BSA93s&feature=related</a><br />
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=v1VsNWa7FEk&NR=1">http://www.youtube.com/watch?v=v1VsNWa7FEk&NR=1</a><br />
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=ubKgCKycRsY&NR=1">http://www.youtube.com/watch?v=ubKgCKycRsY&NR=1</a>Paulo César Ciarlinihttp://www.blogger.com/profile/10667364233395029219noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4475776837653202449.post-14786166943213237802012-05-03T19:04:00.002-07:002018-07-31T11:42:28.434-07:00AULA: Escolha da variável e amostragemLink para cópia da aula: <a href="https://1drv.ms/b/s!AnLu4D71SN23gaIQLq-YgMS2DoCO_w">https://1drv.ms/b/s!AnLu4D71SN23gaIQLq-YgMS2DoCO_w</a><br />
É fundamental fazer a escolha correta da variável principal para testar uma hipótese experimental. Para tal esta deve ser diferenciadas das variáveis secundárias e complementares, assim como deve ser bem caracterizada quanto a sua escala matemática, sua distribuição e dependência. A caracterização da variável permitirá o pesquisador calcular o tamanho da amostra e escolher o teste estatístico mais adequado.<br />
<strong>Para saber mais</strong>:<br />
Amostra: <a href="http://www.decisaoclinica.com/planejamento/pdf/lv4_07_amostra.pdf">http://www.decisaoclinica.com/planejamento/pdf/lv4_07_amostra.pdf</a><br />
Variáveis:<br />
<div class="MsoNormal">
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=MaMe4WHt6sU&feature=relmfu">http://www.youtube.com/watch?v=MaMe4WHt6sU&feature=relmfu</a><br />
<a href="http://www.decisaoclinica.com/planejamento/pdf/lv4_09_variaveis.pdf">http://www.decisaoclinica.com/planejamento/pdf/lv4_09_variaveis.pdf</a></div>
<span style="font-family: "verdana"; font-size: 10pt;">Cálculo tamanho da amostra: <a href="http://www.decisaoclinica.com/planejamento/pdf/lv4_10_tamanho.pdf">http://www.decisaoclinica.com/planejamento/pdf/lv4_10_tamanho.pdf</a></span><br />
<a href="http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&NR=1&v=_H46dBRBoGA">http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&NR=1&v=_H46dBRBoGA</a>
<br />
<br />
Vídeos da semana:<br />
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=XOUzYAKWOWU">http://www.youtube.com/watch?v=XOUzYAKWOWU</a> <br />
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=4R_boNXPygs">http://www.youtube.com/watch?v=4R_boNXPygs</a><br />
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=s4AO5Z3upj4&feature=related">http://www.youtube.com/watch?v=s4AO5Z3upj4&feature=related</a>Paulo César Ciarlinihttp://www.blogger.com/profile/10667364233395029219noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4475776837653202449.post-28034546914673234272012-05-03T19:04:00.001-07:002018-07-31T11:48:30.631-07:00AULA: Escolha do teste estatístico<div style="margin: 0px;">
Link para cópia da aula:<br />
<a href="https://1drv.ms/b/s!AnLu4D71SN23gaIRQEvoyrGPwZsZKw">https://1drv.ms/b/s!AnLu4D71SN23gaIRQEvoyrGPwZsZKw</a></div>
A decisão de qual melhor teste estatístico para avaliar uma hipótese é fundamental, afinal se tal escolha não for a mais acertada, certamente a confiabilidade da conclusão do estudo estará comprometida. Na atualidade existem muitos programas computacionais que realizam com rapidez e precisão as análises estatísticas, entretanto cabe ao pesquisador fazer a escolha do teste mais adequado. Portanto, não se exige mais que os pesquisadores saibam realizar os complexos e cansativos cálculos estatísticos. Cabe apenas ao pesquisador entender o significado de cada teste estatístico de modo que o permita tomar a melhor decisão em relação aos seus próprios resultados e os de terceiros registrados na literatura. Existem diversos fluxogramas que auxiliam o pesquisador tomar a decisão mais correta. Tais fluxogramas exigem apenas que o pesquisador defina qual a hipótese, as características de sua variável principal, tamanho amostral e qual o erro estatístico (Tipo I ou II) mais significativo. <br />
<strong>Para saber mais acesse:</strong><br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt;">
<a href="http://www.decisaoclinica.com/planejamento/pdf/lv4_11_anaest.pdf"><span style="font-family: "verdana"; font-size: x-small;">http://www.decisaoclinica.com/planejamento/pdf/lv4_11_anaest.pdf</span></a></div>
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt;">
<a href="http://www.lee.dante.br/pesquisa/amostragem/qua_1_media_tes.html"><span style="font-family: "verdana"; font-size: x-small;">http://www.lee.dante.br/pesquisa/amostragem/qua_1_media_tes.html</span></a></div>
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt;">
<a href="http://www.leg.ufpr.br/~paulojus/CE210/ce210/node3.html"><span style="font-family: "verdana"; font-size: x-small;">http://www.leg.ufpr.br/~paulojus/CE210/ce210/node3.html</span></a></div>
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt;">
<a href="http://www.portalaction.com.br/540-513-poder-do-teste"><span style="font-family: "verdana"; font-size: x-small;">http://www.portalaction.com.br/540-513-poder-do-teste</span></a></div>
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt;">
<a href="http://www.inf.ufsc.br/~pssb/Download/Apostila4_Test_Hipot.pdf"><span style="font-family: "verdana"; font-size: x-small;">http://www.inf.ufsc.br/~pssb/Download/Apostila4_Test_Hipot.pdf</span></a><br />
<a href="http://www.ocw.unicamp.br/index.php?id=256">http://www.ocw.unicamp.br/index.php?id=256</a></div>
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt;">
<a href="http://www.graphpad.com/quickcalcs/"><span style="font-family: "verdana"; font-size: x-small;">http://www.graphpad.com/quickcalcs/</span></a> (PROGRAMA ESTATÍSTICO DEMO)</div>
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt;">
<a href="http://lee.dante.br/pesquisa/kappa/index.html"><span style="font-family: "verdana"; font-size: x-small;">http://lee.dante.br/pesquisa/kappa/index.html</span></a> (PROGRAMA ESTATÍSTICO DEMO)</div>
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt;">
Vídeos da semana:<br />
O que é teste de hipótese: <a href="https://www.youtube.com/watch?v=FZHqrVyc104">https://www.youtube.com/watch?v=FZHqrVyc104</a><br />
Teste de hipótese- passo a passo: <a href="https://www.youtube.com/watch?v=VPmDaFbOtsM">https://www.youtube.com/watch?v=VPmDaFbOtsM</a><br />
<br />
<br /></div>
Paulo César Ciarlinihttp://www.blogger.com/profile/10667364233395029219noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4475776837653202449.post-69824120567787318702012-05-03T19:04:00.000-07:002018-10-29T11:50:54.295-07:00AULAS: Redação do texto científico<div style="text-align: justify;">
<div style="margin: 0px;">
<strong>Link para cópia das aulas sobre redação: </strong><br />
Título, resumo e introdução: <a href="https://1drv.ms/b/s!AnLu4D71SN23gaIPkE5H_6pjKko03g">https://1drv.ms/b/s!AnLu4D71SN23gaIPkE5H_6pjKko03g</a><br />
<br />
Material e métodos: <a href="https://1drv.ms/b/s!AnLu4D71SN23gaIXfW37UspZrOuLcg">https://1drv.ms/b/s!AnLu4D71SN23gaIXfW37UspZrOuLcg</a><br />
<br />
Resultados, discussão e conclusão:<a href="https://1drv.ms/b/s!AnLu4D71SN23gaIWem88zPLq8CTyiw"> </a><br />
<br /></div>
<div style="margin: 0px;">
</div>
Após a execução da investigação torna-se essencial que o pesquisador decida onde e como divulgar os resultados obtidos. Tanto a qualidade da redação do artigo quanto do periódico escolhido para sua divulgação garantem sua aceitação e amplificam o número de leitores. Para tal o título deve ser breve e indicar com precisão o assunto tratado no artigo, focalizando bem a sua finalidade principal e de preferência contendo termos indexados. O Resumo, assim como o título deve despertar o interesse do leitor para leitura integral do trabalho, além de descrever a hipótese e objetivo, os principais aspectos da metodologia, resultados e conclusões. A introdução deve deixar claro para o leitor o problema que será abordado, sua relevância e as hipóteses que serão investigadas a fim contribuir para solução do problema apresentado. A metodologia deve descrever o delineamento experimental de modo a permitir que os leitores possam reproduzir os resultados. No caso de texto de revisão de literatura, deve ficar bem claro a estratégia de busca, descrevendo os bancos de dados consultados, os descritores, boleadores, extensão em ano e o período em que foi realizado, além dos critérios de inclusão e exclusão dos textos. Os resultados que devem preferencialmente registrados em tabelas e/ou figuras auto-explicativas. A discussão dos resultados reflete o amadurecimento do pesquisador e não deve se limitar à comparações com os resultados de outros autores. Espera-se que o pesquisador estabeleça as relações de causa e efeito entre as variáveis de modo ordenado e de tal forma que a discussão evolua naturalmente para a conclusão (simples aceitação ou rejeição da hipótese). </div>
<div style="text-align: justify;">
<strong>Para saber mais como redigir um texto científico:</strong></div>
<div style="text-align: justify;">
</div>
<div class="MsoNormal">
<span style="font-family: "times new roman"; font-size: 8pt;">REDAÇÃO CIENTÍFICA<o:p></o:p></span><br />
<a href="http://www.posgraduando.com/tutoriais/dez-erros-comuns-na-redacao-cientifica" style="font-family: "times new roman"; font-size: 8pt; text-align: justify;">http://www.posgraduando.com/tutoriais/dez-erros-comuns-na-redacao-cientifica</a></div>
<div class="MsoNormal" style="text-align: justify;">
<span style="color: black; font-family: "times new roman"; font-size: 8pt;"><a href="http://www.seplan.am.gov.br/arquivos/download/arqeditor/planejamento/des_org/treinamentos/tecnicas_de_elaboracao_de_relatorios.pdf">http://www.seplan.am.gov.br/arquivos/download/arqeditor/planejamento/des_org/treinamentos/tecnicas_de_elaboracao_de_relatorios.pdf</a><o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="text-align: justify;">
<span style="color: black; font-family: "times new roman"; font-size: 8pt;"><a href="http://www.roie.org/how.htm">http://www.roie.org/how.htm</a><o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="text-align: justify;">
<span style="color: black; font-family: "times new roman"; font-size: 8pt;"><a href="https://www.msu.edu/course/lbs/158h/manual/paper.pdf">https://www.msu.edu/course/lbs/158h/manual/paper.pdf</a><o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="text-align: justify;">
<span style="color: black; font-family: "times new roman"; font-size: 8pt;"><a href="http://www.writing.eng.vt.edu/courses/writing.html">http://www.writing.eng.vt.edu/courses/writing.html</a><o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="text-align: justify;">
<span style="color: black; font-family: "times new roman"; font-size: 8pt;"><a href="http://www.writing.eng.vt.edu/courses/writing.html">http://www.writing.eng.vt.edu/courses/writing.html</a><o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="text-align: justify;">
<span style="font-family: "times new roman"; font-size: 8pt;"><a href="http://metodologia.org/wp-content/uploads/2010/08/divulgacao01.PDF">http://metodologia.org/wp-content/uploads/2010/08/divulgacao01.PDF</a><o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="text-align: justify;">
<span style="font-family: "times new roman"; font-size: 8pt;"><a href="http://metodologia.org/wp-content/uploads/2010/08/art_key.pdf">http://metodologia.org/wp-content/uploads/2010/08/art_key.pdf</a><o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="text-align: justify;">
<span style="font-family: "times new roman"; font-size: 8pt;"><a href="http://metodologia.org/wp-content/uploads/2010/08/quatro01.PDF">http://metodologia.org/wp-content/uploads/2010/08/quatro01.PDF</a><span style="color: black;"><o:p></o:p></span></span></div>
<div class="MsoNormal" style="text-align: justify;">
<span style="color: black; font-family: "times new roman"; font-size: 8pt;">Curso on-line de redação:</span><br />
<span style="color: black; font-family: "times new roman"; font-size: 8pt;"><a href="http://propgdb.unesp.br/redacao_cientifica/index.php"><span lang="EN-US">http://propgdb.unesp.br/redacao_cientifica/index.php</span></a></span><span lang="EN-US" style="color: black; font-family: "times new roman"; font-size: 8pt;"> </span><br />
<span style="font-size: x-small;">Geral:</span><br />
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=dykHfW3mRR4&feature=relmfu"><span style="font-size: x-small;">http://www.youtube.com/watch?v=dykHfW3mRR4&feature=relmfu</span></a><br />
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=HGgDI3Bgj2A&feature=relmfu"><span style="font-size: x-small;">http://www.youtube.com/watch?v=HGgDI3Bgj2A&feature=relmfu</span></a><br />
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=1KpFUDI9P3w&feature=relmfu"><span style="font-size: x-small;">http://www.youtube.com/watch?v=1KpFUDI9P3w&feature=relmfu</span></a><br />
<span style="font-size: x-small;">Onde publicar:</span><br />
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=xqWS3Q8DscA&feature=relmfu"><span style="font-size: x-small;">http://www.youtube.com/watch?v=xqWS3Q8DscA&feature=relmfu</span></a><br />
<span style="font-size: x-small;">Classificação de revistas:</span><br />
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=Q7M5f5vukic&feature=relmfu"><span style="font-size: x-small;">http://www.youtube.com/watch?v=Q7M5f5vukic&feature=relmfu</span></a><br />
<span style="font-size: x-small;">Estrutura:</span><br />
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=piP6xslHQmE&feature=relmfu"><span style="font-size: x-small;">http://www.youtube.com/watch?v=piP6xslHQmE&feature=relmfu</span></a><br />
<span style="font-size: x-small;">Título:</span><br />
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=EoLd72g_tZo&feature=relmfu"><span style="font-size: x-small;">http://www.youtube.com/watch?v=EoLd72g_tZo&feature=relmfu</span></a><br />
<span style="font-size: x-small;">Resumo:</span><br />
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=VkxjcAdoTaM&feature=relmfu"><span style="font-size: x-small;">http://www.youtube.com/watch?v=VkxjcAdoTaM&feature=relmfu</span></a><br />
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=1KpFUDI9P3w&feature=relmfu"><span style="font-size: x-small;">http://www.youtube.com/watch?v=1KpFUDI9P3w&feature=relmfu</span></a><br />
<span style="font-size: x-small;">Introdução:</span><br />
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=rjrwbFNGzHA&feature=relmfu"><span style="font-size: x-small;">http://www.youtube.com/watch?v=rjrwbFNGzHA&feature=relmfu</span></a><br />
<span style="font-size: x-small;">Autoria:</span><br />
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=RuBGhUUBRa0&feature=relmfu"><span style="font-size: x-small;">http://www.youtube.com/watch?v=RuBGhUUBRa0&feature=relmfu</span></a><br />
<span style="font-size: x-small;">Material e Métodos:</span><br />
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=1S0tZIztBJ0"><span style="font-size: x-small;">http://www.youtube.com/watch?v=1S0tZIztBJ0</span></a><br />
<span style="font-size: x-small;">Resultados:</span><br />
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=xdbE2Irop0Y&feature=relmfu"><span style="font-size: x-small;">http://www.youtube.com/watch?v=xdbE2Irop0Y&feature=relmfu</span></a><br />
<span style="font-size: x-small;">Discussão:</span><br />
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=RKD6G8a1krI&feature=relmfu"><span style="font-size: x-small;">http://www.youtube.com/watch?v=RKD6G8a1krI&feature=relmfu</span></a><br />
<span style="font-size: x-small;">Conclusão:</span><br />
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=TA8RtZod_7E&feature=relmfu"><span style="font-size: x-small;">http://www.youtube.com/watch?v=TA8RtZod_7E&feature=relmfu</span></a></div>
<div class="MsoNormal" style="text-align: justify;">
<span style="color: black; font-family: "times new roman";"><span style="font-size: x-small;">Dicionários termos científicos:<o:p></o:p></span></span></div>
<div class="MsoNormal">
<span style="color: black; font-family: "times new roman";"><a href="http://tuxauas.com.br/category/metodologia-de-pesquisa-e-redacao-cientifica/"><span style="font-size: x-small;">http://tuxauas.com.br/category/metodologia-de-pesquisa-e-redacao-cientifica/</span></a><o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal">
<span style="color: black; font-family: "times new roman";"><a href="http://metodologia.org/wp-content/uploads/2010/08/gramatica.pdf"><span style="font-size: x-small;">http://metodologia.org/wp-content/uploads/2010/08/gramatica.pdf</span></a><o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal">
<span style="color: black; font-family: "times new roman"; font-size: x-small;"><a href="http://metodologia.org/wp-content/uploads/2010/08/ca_01.PDF">http://metodologia.org/wp-content/uploads/2010/08/ca_01.PDF</a></span><span style="font-family: "times new roman";"><o:p></o:p></span></div>
<span style="color: black; font-family: "times new roman"; font-size: x-small;"><a href="http://cms-attic.bu.edu/busm-pm/resources/resources/glossary-2/">http://cms-attic.bu.edu/busm-pm/resources/resources/glossary-2/</a></span><br />
<br />
<span style="font-size: x-small;">Vídeos da semana:</span><br />
<span style="font-size: x-small;">The Wall: <a href="https://www.youtube.com/watch?v=vrC8i7qyZ2w">https://www.youtube.com/watch?v=vrC8i7qyZ2w</a></span><br />
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=tJ-Qo93p5RE&NR=1"><span style="font-size: x-small;">http://www.youtube.com/watch?v=tJ-Qo93p5RE&NR=1</span></a><br />
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=RvvAnr-m2ec"><span style="font-size: x-small;">http://www.youtube.com/watch?v=RvvAnr-m2ec</span></a><br />
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=jzjaFlHg-wk&feature=related"><span style="font-size: x-small;">http://www.youtube.com/watch?v=jzjaFlHg-wk&feature=related</span></a><br />
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=BzJdo4zeFeE&feature=fvsr"><span style="font-size: x-small;">http://www.youtube.com/watch?v=BzJdo4zeFeE&feature=fvsr</span></a><br />
<br />Paulo César Ciarlinihttp://www.blogger.com/profile/10667364233395029219noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4475776837653202449.post-21105639490094572262012-05-03T19:03:00.000-07:002018-07-31T11:51:27.999-07:00AULA: ÉTICA NA CIÊNCIALink para cópia das aulas: <a href="https://1drv.ms/b/s!AnLu4D71SN23gaIVEhpenVQ6f-_0hA">https://1drv.ms/b/s!AnLu4D71SN23gaIVEhpenVQ6f-_0hA</a><br />
<br />
A ética envolve todo o processo da produção do conhecimento científico. Deve haver ética na escolha do tema de investigação, durante a revisão da literatura, planejamento e execução da pesquisa. Infelizmente a necessidade de atingir a meta de publicação científica exigida no meio acadêmico fomenta condutas anti-éticas. Alguns pesquisadores deixam de investigar soluções de problemas interesse social para desenvolver pesquisas de interesse dos periódicos internacionais ou cuja temática apresentam maior índice de impacto.Na busca de maior aceitação de suas publicações outros pesquisadores passam a manipular seus resultados, assim como a literatura revisada. É crescente o registro de caso de plágio na literatura científica e o abuso de autoria indevida. Para controlar tais abusos programas computacionais anti-plágio vem sendo utilizados e recomendados pela Procuradoria da Justiça no Brasil. <br />
<br />
<strong>Para saber mais:</strong><br />
<a href="http://agencia.fapesp.br/19643">http://agencia.fapesp.br/19643</a><br />
<a href="http://jus.uol.com.br/revista/texto/16692/plagio-em-trabalho-universitario-e-o-papel-do-educador">http://jus.uol.com.br/revista/texto/16692/plagio-em-trabalho-universitario-e-o-papel-do-educador</a><br />
<div class="MsoNormal">
<a href="http://www.scielo.br/pdf/rcbc/v35n6/v35n6a14.pdf">http://www.scielo.br/pdf/rcbc/v35n6/v35n6a14.pdf</a></div>
<div class="MsoNormal">
<a href="http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-86502000000200001&tlng=en&lng=en&nrm=iso">http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-86502000000200001&tlng=en&lng=en&nrm=iso</a></div>
<div class="MsoNormal">
<a href="http://www.decisaoclinica.com/blog/?p=723">http://www.decisaoclinica.com/blog/?p=723</a></div>
<div class="MsoNormal">
<a href="http://jus.uol.com.br/revista/texto/16692/plagio-em-trabalho-universitario-e-o-papel-do-educador">http://jus.uol.com.br/revista/texto/16692/plagio-em-trabalho-universitario-e-o-papel-do-educador</a></div>
<div class="MsoNormal">
<a href="http://www.decisaoclinica.com/blog/?p=708">http://www.decisaoclinica.com/blog/?p=708</a><br />
<br />
<strong>Má conduta científica:</strong><br />
<a href="http://www.pnas.org/content/early/2012/09/27/1212247109">http://www.pnas.org/content/early/2012/09/27/1212247109</a><br />
<a href="http://www.plosmedicine.org/article/info:doi/10.1371/journal.pmed.1001315">http://www.plosmedicine.org/article/info:doi/10.1371/journal.pmed.1001315</a><br />
<a href="http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3988779/">http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3988779/</a><br />
<br />
<strong>Sobre plágio na redação:</strong><br />
<a href="http://www.artigonal.com/ciencia-artigos/plagio-na-redacao-cientifica-5837062.html">http://www.artigonal.com/ciencia-artigos/plagio-na-redacao-cientifica-5837062.html</a><br />
<br />
Videos:<br />
Sobre ser feliz (Clóvis de Barros):<a href="https://www.youtube.com/watch?v=UXBF1ZkdIQI"> https://www.youtube.com/watch?v=UXBF1ZkdIQI</a><br />
Motivação para estudar (Clóvis de Barros):<a href="https://www.youtube.com/watch?v=RrqjSSgbwIQ"> https://www.youtube.com/watch?v=7aGfPpa7XlU</a><br />
O que é moral (Clóvis de Barros): <a href="https://www.youtube.com/watch?v=Jsjn49FxJLc">https://www.youtube.com/watch?v=Jsjn49FxJLc</a><br />
Foco nose resultados (Clóvis Barros):<a href="https://www.youtube.com/watch?v=SUr9rcZulWE">https://www.youtube.com/watch?v=SUr9rcZulWE</a><br />
Inveja (Leandro Karnal): <a href="https://www.youtube.com/watch?v=cPp8zeN8wko">https://www.youtube.com/watch?v=cPp8zeN8wko</a><br />
Tempo (Leandro Karnal): <a href="https://www.youtube.com/watch?v=t2oNMU6MEow">https://www.youtube.com/watch?v=t2oNMU6MEow</a><br />
Auto ajuda (Leandro Karnal): <a href="https://www.youtube.com/watch?v=6narUhmw2Ko">https://www.youtube.com/watch?v=6narUhmw2Ko</a><br />
Brazilian Meeting on Research Integrity, Science and Publication Ethics: <a href="https://www.youtube.com/watch?v=M6bKQxqyH9s#t=100">https://www.youtube.com/watch?v=M6bKQxqyH9s#t=100</a><br />
Código boas práticas FAPESP: <a href="https://www.youtube.com/watch?v=pypfeSVZQX4#t=55">https://www.youtube.com/watch?v=pypfeSVZQX4#t=55</a><br />
Ilha das flores: <a href="http://www.youtube.com/watch?v=KAzhAXjUG28">http://www.youtube.com/watch?v=KAzhAXjUG28</a><br />
DBrazilian Meeting on Research Integrity, Science and Publication Ethicse onde vem as coisas: <a href="http://www.youtube.com/watch?v=7qFiGMSnNjw">http://www.youtube.com/watch?v=7qFiGMSnNjw</a><br />
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=PJnM03vBM_E&feature=related">http://www.youtube.com/watch?v=PJnM03vBM_E&feature=related</a><br />
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=GVxr3hhIp_8&feature=fvsr">http://www.youtube.com/watch?v=GVxr3hhIp_8&feature=fvsr</a></div>
Paulo César Ciarlinihttp://www.blogger.com/profile/10667364233395029219noreply@blogger.com0