Novidades & Notícias

BEM-VINDOS TURMAS 2014 de METODOLOGIA APLICADA À PESQUISA CIENTÍFICA e de METODOLOGIA CIENTÍFICA
PROVOCAÇÃO: Qual a sua dúvida? Responda realizando um revisão de literatura sistemática. Tome sua decisões com base nas evidências científicas.

Para tal você está convidado para investigar uma dúvida utilizando as ferramentas da metodologia científica. Em cada aula será abordada uma das etapas necessárias para elaboração de uma revisão sistemática da literatura (ver cronograma de aula). Iremos estruturar a pergunta investigativa. Localizar as informações em bancos de dados eletrônicos. Estabeleceremos critérios de seleção de textos. Os textos selecionados serão avaliados quanto a sua qualidade científica. Após a leitura critica dos textos, estaremos prontos iremos planejar um projeto de pesquisa, redigir um artigo de revisão ou de pesquisa.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

AULAS: Redação do texto científico

Após a execução da investigação torna-se essencial que o pesquisador decida onde e como divulgar os resultados obtidos. Tanto a qualidade da redação do artigo quanto do periódico escolhido para sua divulgação garantem sua aceitação e amplificam o número de leitores. Para tal o título deve ser breve e indicar com precisão o assunto tratado no artigo, focalizando bem a sua finalidade principal e de preferência contendo termos indexados. O Resumo, assim como o título deve despertar o interesse do leitor para leitura integral do trabalho, além de descrever a hipótese e objetivo, os principais aspectos da metodologia, resultados e conclusões. A introdução deve deixar claro para o leitor o problema que será abordado, sua relevância e as hipóteses que serão investigadas a fim contribuir para solução do problema apresentado. A metodologia deve descrever o delineamento experimental  de modo a permitir que os leitores possam  reproduzir os resultados. No caso de texto de revisão de literatura, deve ficar bem claro a estratégia de busca, descrevendo os bancos de dados consultados, os descritores, boleadores, extensão em ano e o período em que foi realizado, além dos critérios de inclusão e exclusão dos textos. Os resultados que devem preferencialmente registrados em tabelas e/ou figuras auto-explicativas. A discussão dos resultados reflete o amadurecimento do pesquisador e não deve se limitar à  comparações com os resultados de outros autores. Espera-se que o pesquisador estabeleça as relações de causa e efeito entre as variáveis de modo ordenado e de tal forma que a discussão evolua naturalmente para a conclusão (simples aceitação ou rejeição da hipótese). 
Para saber mais como redigir um texto científico:
Dicionários termos científicos:
http://cms-attic.bu.edu/busm-pm/resources/resources/glossary-2/

Vídeos da semana:
The Wall: https://www.youtube.com/watch?v=vrC8i7qyZ2w
http://www.youtube.com/watch?v=tJ-Qo93p5RE&NR=1
http://www.youtube.com/watch?v=RvvAnr-m2ec
http://www.youtube.com/watch?v=jzjaFlHg-wk&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=BzJdo4zeFeE&feature=fvsr

Nenhum comentário:

Postar um comentário